Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

Guerra X Paz. Qual é realmente a guerra e qual é realmente a paz? Qual é a destruição, e qual é a alegria? rs
Não parece uma resposta difícil, mas é sim uma incógnita... talvez, depois de ler isso, você fique com uma pulga atrás da orelha. rs

" - Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas;mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição de sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas. "

-Machado de Assis





Ninguém conhece o valor da paz, sem ter tido uma experiência com a Guerra. Ninguém sabe a desgraça de uma guerra, sem já ter tido paz. A Paz precisa da Guerra e a Guerra, precisa da Paz. É um ciclo. São os valores. Os valores que você só pode ter, experimentando dos dois lados. Pense.

Postagens mais visitadas